domingo, 1 de março de 2009

I Jornada Pedagógica

Depois do carnaval, dois dias de folga? Errado! As escolas estaduais da ilha de Caratateua se reuniram na I jornada Pedagógica de Educadores da Ilha de Caratateua, cujo tema foi A Democratização da Educação: Navegando Rumo as Políticas Públicas do Governo do Estado do Pará, 26 e 27 de fevereiro. Contou com a presença das escolas do Outeiro, da Brasília. Da Colônia do Fidelis, Geny Gabriel e Franklin de Menezes, tivemos também a presença da escola de João Pilatos, uma ilha vizinha a nossa, que pertence ao município de Ananindeua, reparem que as nossas escolas estaduais em sua maioria não têm nome, as mais antigas, são chamadas de acordo com o bairro em que se localizam.
Objetivo geral:
Promover um encontro de educadores das escolas da ilha de Caratateua buscando o fortalecimento de gestão democrática tendo como base nas novas Diretrizes de Educação Pública do Estado do Pará, bem com proposta curricular contextualizado.

Objetivo específico:
Proporcionar a integração e a interação entre as escolas da ilha com base na gestão democrática.
Criar condições para que os professores discutam sobre sua função social do Currículo
Fortalecer as diretrizes políticas do currículo social com base na inclusão e diversidade.
Implementar as políticas de valorização dos profissionais da educação.

Tivemos a presença do coordenador do pólo 13, Raimundo Ramos e sua equipe técnica, para esclarecer a função da USE, conhecer as principais inquietações das escolas e mostrando como se deve dar o encaminhamento.

Uma das coisas que foi primordial dessa jornada e a união entre as escolas, pois estamos em uma ilha, os mesmos problemas então temos de caminhar juntos, em 2008, o passeio ciclístico iniciou essa união. Existe planos para consolidar essa situação, inclusive disponibilizando o uso da sala de informática na Escola do Outeiro, a única nas escolas estaduais da ilha. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos encontros, pois essa força é que pode mudar a realidade de nossa ilha, totalmente esquecida por todas as autoridades tanto estaduais, como municipais.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios(modificado by Lua de Ouro)