quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sala de Informática II

Em 2008 a escola funcionou precariamente, devido a reforma que começou em novembro de 2007 e até hoje não foi concluída, vários espaços da escola tiveram de ser readaptados para poderem abrigar os diversos setores da escola, no primeiro semestre a secretaria estava usando o espaço da sala de informática, até junho, não houve atendimento aos alunos, nesta época a internet ainda funcionava. Nesta época foi criado o blog da escola. Nossa primeira postagem foi feita no NTE.
As máquinas instaladas eram todas do ano de 2000 e funcionavam quando queriam, as novas estavam encaixotadas, esperando serem instaladas, com a mudança da secretaria, os coordenadores resolveram montar as máquinas por conta própria, pois não tivemos a visita técnica necessária, das 10 máquinas , uma está com um problema de memória, que talvez pudesse ser resolvido rapidamente se a escola tivesse autorização para abrir a máquina, e como estava na garantia nem os técnicos da Seduc poderiam fazer tal ajuste.
Em agosto com a sala quase operacional, pois ainda existem matérias que não fazem do espaço sendo guardados ali, como por exemplo, alguns materiais do laboratório multidisciplinar que esta desativado devido a reforma.
Tivemos os primeiros atendimentos, mas com pouca participação dos outros professores, pois sem internet não tiveram e nem tem interesse em usá-la, pois geralmente seus trabalhos necessitam de pesquisa. O uso por outros professores foram para apresentações de trabalhos áudios visuais e a professora Sonali da Educação especial, para aulas de libras, com os recursos da sala, estas aulas se tornaram mais dinâmicas e disputadas pelos alunos.
Os projetos feitos para a SI estavam todos envolvendo o uso da internet, os coordenadores tiveram de usar o plano B, o Linux educacional, o sistema usado na escola, tem essa grande vantagem como os DVDs do MEC, com os seus diversos jogos educacionais e com o Rived.
A sala de informática montou horários para atender as turmas, não deu certo, pois tentamos encaixá-las em seus horários vagos, mas montava muitas turmas e outras ficavam sem atendimento. Então foi montada atividades da sala de informática, para o uso do editor de texto de apresentação de slide, com dinâmicas, com o uso e discussões dos DVDs do MEC, mas geralmente os alunos usavam os diversos jogos, o paint para produção de imagens, nosso trabalho foi mais de orientação e observação, podemos constatar o grande interesse em som e vídeo, infelizmente para isso o Linux, não ajudou muito.
Tivemos momentos de descobertas, com alunos que nunca sentaram na frente de um computador e o manusearam, produziram trabalhos, digitaram seus primeiros textos que puderam ser impressos com nova impressora matricial adquirida especialmente para eles, pois a quem vem com os computadores tem um custo muito alto, e essa é matricial para texto é excelente.
Em resumo foi esse o nosso ano!!!
Veja mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

como isso vai me ajudar a ter uma idéia como melhorar a minha escola com a sala de informática

Comunidade Escolar disse...

Os relatos de experiencias abrem idéias e não são receitas prontas, nessa postagem especificamente é um relátorio para o NTE das condições e trabalhos da sala de informática e para melhorar a escola requer muita pesquisa e leitura para construir projetos que supram as situações, não é o ideal, mas não podemos ficar de braços cruzados.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios(modificado by Lua de Ouro)